MÉTODO MONTESSORI

“Nunca ajude uma criança numa tarefa que ela se sente capaz de fazer sozinha”.

Maria Montessori

O que é o Método Montessoriano?

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O método Montessoriano é a perspectiva educacional desenvolvida pela médica e pedagoga italiana Maria Montessori durante muitos anos de observação científica de crianças em ambientes não estruturados e estruturados.

A partir desta observação minuciosa Montessori embasou diversos aspectos importantes do desenvolvimento da criança que jamais tinham sido sequer abordados por especialistas da área. Por isso, em países onde a Educação é bem avaliada, é comum encontrar escolas que utilizam este método.

Os pilares filosóficos do método propiciam a construção integral da criança. Ela é estimulada a conhecer, compreender e respeitar a si mesma, o próximo e o ambiente. Fomentar as habilidades de vida é o foco desta abordagem educacional. Então, o processo pedagógico é naturalmente absorvido pela criança com grande nível de excelência, propriedade e leveza, pois ela se encontra em equilíbrio emocional e mental.  O Método Montessori é embasado nos marcos do desenvolvimento da criança e nas suas demandas e potenciais. Por isso o aprendizado se constrói de forma abrangente e aprofundado.

O currículo pedagógico Montessoriano é muito mais rico e vasto. As salas são estruturadas com mesas para estudo individual, em dupla ou em grupo. Possuem estantes com diversos materiais pedagógicos concretos inspirados ou desenvolvidos por Maria Montessori. Todos os materiais e fichas dentro da sala são pré-organizados pelos educadores, coordenadores pedagógicos e pela equipe Montessori e ficam disponíveis ao alcance das crianças. Elas próprias decidem que material utilizarão. Essa escolha gera o sentimento de pertencimento e, consequentemente, ela aprende com qualidade, criando um vínculo harmonioso e prazeroso com o processo de conhecimento e com o ambiente escolar.

Inspirado pelo olhar científico pedagógico de Maria Montessori, investimos e proporcionamos aos nossos educandos o conceito do “bom cientista”. Este enxerga a sala de aula como um grande laboratório no qual ele é estimulado a ser um pesquisador independente, exercitar seu senso crítico e conectar o conhecimento da sala à sua vida.

São oferecidos processos de aprendizado através de projetos de pesquisa interdisciplinares. Por meio da busca de informações e desenvolvimento da pesquisa orientada pelas educadoras, os educandos exercitam a liberdade na construção do conhecimento e na elaboração de suas ideias e argumentos.   

Por todos estes fatores, é comum uma criança de escola Montessoriana demonstrar prazer em aprender, ser mais interessada, apresentar vasto conhecimento geral, ter o nível pedagógico mais elevado e ser uma criança mais comunicativa, respeitosa e envolvida com a escola, amigos e equipe.

Ensino Infantil

A Nossa Escola Montessori é uma referência na educação infantil, oferecendo para as crianças as ferramentas imprescindíveis no seu processo de desenvolvimento integral.

Fundamental I

Trabalhamos a liberdade intelecto-moral, a sensibilidade e a autonomia da criança para que ela seja capaz de fazer suas escolhas com empoderamento, visando sua preparação para outros estágios de desenvolvimento.

Fundamental II

Nesta fase escolar o objetivo é fazer o pré adolescente se sentir pertencente ao mundo em que vive e estimular sua independência moral e social para que seu papel cósmico seja alimentado e sua capacidade de aprendizagem seja cada vez maior.

COMO FUNCIONA UMA ESCOLA MONTESSORIANA?

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Uma Casa-Escola. Assim podem ser chamadas as escolas que trabalham com os princípios, a filosofia e a prática montessoriana.

Aqui as crianças se sentem acolhidas, abraçadas e respeitas. Um lugar onde a liberdade é um pilar fundamental. Um espaço onde a natureza convive e ensina suas verdades de forma bonita e leve. Um ambiente no qual a criança é a protagonista do seu próprio desenvolvimento e os adultos (educadores) são observadores ávidos por descobrir como ajudar cada criança no seu processo individual e único. Uma escola onde a aprendizagem é um meio e não um fim.

Quem foi maria montessori?
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Maria Montessori foi uma mulher com uma inteligência fora do comum e uma sensibilidade indescritível de enxergar as necessidades e as potencialidades do ser humano. Foi a primeira mulher a se formar e exercer medicina na Europa, e com seu olhar de cientista dedicou toda sua vida na observação do desenvolvimento da criança. Assim ela desenvolveu seu método científico pedagógico respeitado e reconhecido em todo o mundo. Hoje as principais nações que tem a educação como referência utilizam o Método Montessori em suas escolas. 

Perguntas frequentes

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Um dos pilares mais importantes do método Montessori é o Ambiente Preparado. Dentro da sala Montessori a criança tem contato com um local esteticamente organizado que proporciona o florescer de habilidades importantes para seu desenvolvimento. O local é amplo, arejado e todos os materiais pedagógicos estão ao seu alcance, expandindo sua autonomia com calma e leveza e gerando a segurança necessária que a criança precisa sentir para se desenvolver de forma integral e profunda.

Em seu livro “A Descoberta da criança – Pedagogia Científica”, Montessori diz: “Disciplinado, segundo nossa concepção, ė o indivíduo que ė senhor de si mesmo, e, em decorrência, pode dispor de si ou seguir uma regra de vida”. Em seus estudos Maria Montessori percebeu que as crianças apreciam o trabalho se o fazem por escolha e se o trabalho lhe ė apropriado. Sendo assim, elas têm uma grande capacidade de concentração naquele material que elegeram trabalhar, revelando habilidades que já existem nelas próprias como a auto-educação. Cada indivíduo é livre para escolher suas ações dentro dos limites que respeitam os direitos dos outros. Existem regras básicas dentro das quais todos podem trabalhar calmamente e estas regras são naturalmente  respeitadas pelas crianças principalmente pela forma com a qual a educadora faz sua abordagem.

O currículo pedagógico Montessoriano é mais rico e vasto, dando-lhes mais repertório de conhecimento e facilitando assim adaptação ao processo de aprendizagem de outras instituições. Além disso, o programa de ensino Montessoriano constrói na criança capacidades importantes como concentração, memória de trabalho a curto prazo, capacidade de controlar o próprio comportamento, capacidade de fazer escolhas e capacidade de lidar com regras, mudanças e exceções. Uma criança com essas habilidades pode se ajustar facilmente a qualquer estrutura educacional.

Sim, pois a dinâmica estabelecida dentro da sala propicia o respeito ao tempo e as escolhas de cada criança. Cada criança é estimulada através do exemplo das educadoras a respeitar seu próprio corpo, todo ser vivo ali presente e o ambiente no qual está inserida. Desta forma, as relações e interações são uma consequência destas ações e os trabalhos em grupo acontecem de forma harmoniosa.

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